segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Feira da Ladra

As origens da feira da Ladra remontam à Idade Média, quando se realizava no Chão da Feira, nas imediações do castelo de São Jorge. Depois do terramoto de 1755, esta feira instalou-se na praça da Alegria e ocupa o espaço atual desde 1882.

A Feira da Ladra reúne, todas as terças-feiras e sábados, centenas de vendedores de objetos em segunda mão como roupas, loiças, discos, livros, itens de coleção e todo o género de antiguidades. Desde o nascer do sol até à hora do almoço, os comerciantes (profissionais e ocasionais) expõem, no campo de Santa Clara, a sua mercadoria em bancas improvisadas, muitas vezes em panos estendidos no chão. As origens desta feira remontam à Idade Média, quando se realizava no Chão da Feira, nas imediações do Castelo de São Jorge. Depois do terramoto de 1755, instalou-se na praça da Alegria e ocupa o espaço atual desde 1882.
Feira da Ladra
Neste flea market há uma área de artesanato, outra de discos em vinil, CD’s e DVD’s antigos, uma zona de roupa militar, um grupo de alfarrabistas (alguns especializados em banda desenhada) e meia dúzia de comerciantes filatélicos e numismáticos. Pode ainda descobrir muitos brinquedos antigos. Também se encontram artistas que, à falta de melhor espaço, ali expõe as suas criações. Na Feira da Ladra é normal regatear os preços de todas as mercadorias. Os vendedores, mesmo os ocasionais, devem solicitar uma licença à Câmara Municipal de Lisboa. Encontra a igreja de Santa Engrácia (o Panteão Nacional) a uma curta 





Sem comentários:

Enviar um comentário